
Como psicólogo, uma das queixas que mais ouço é a dificuldade de lidar com as preocupações. Elas por muitas vezes impedem as pessoas de estarem presentes no agora. As pessoas estão de corpo presente naquele aniversário, ou assistindo um filme, na praia, brincando com o filho, mas a mente está em outro lugar. Esse funcionamento faz com que o momento de descanso quase nunca seja aproveitado. Algumas pessoas estão sempre em outro lugar, quando no trabalho estão pensando que queriam estar em casa com o filho, com a esposa ou esposo, com os pais, mas enquanto estão com essas pessoas estão pensando no trabalho, ou naquelas obrigações de segunda-feira. Dentro dos transtornos de ansiedade a preocupação é presença frequente.
Como lidar com isso para aliviar o peso delas e conseguir estar de fato presente?
Uma forma possível de lidar com isso é fazer uma separação entre o que é uma preocupação útil e uma inútil. Fazemos isso nos perguntando se podemos fazer algo no momento para resolver o problema que nos tira daquele momento. Se a resposta for não, certamente pensar sobre, naquele momento, é inútil. Faço uma segunda pergunta; quando posso resolver? Essa resolução talvez passe por ligar para alguém ou falar pessoalmente. Então ponho um despertador no meu celular para que tal dia, tal hora eu faça isso. Quando anoto essa preocupação e coloco uma data para lidar com ela, minha mente tende a descansar. A preocupação agora está “na nuvem”, como aqueles arquivos que mandamos pra lá para deixar a memória do nosso celular ou computador mais leve. Importante termos a consciência que não temos controle sobre a maioria das coisas a nossa volta.
A terapia cognitivo comportamental parte de uma base filosófica que diz que nossa energia deve ser gasta com aquilo que podemos controlar. Sei que não é fácil o tempo todo, gostaria que fosse. Mas saber disso e aceitar pode nos poupar muita energia e fazer com que estejamos mais presentes naqueles momentos que são tão caros para nós.
https://wa.me/5548996509862?text=Agenda%20sua%20consulta%20online.